Literatura Pipoca

O Brasil passa por um período excepcional em relação ao mercado literário. As crianças e os jovens estão cada vez mais interessados nos livros. Infelizmente, a razão deste interesse vem de fora. Este movimento começou com o Harry Potter e foi reforçado por livros como Gossip Girl, Crepúsculo, entre outros. Alguns autores nacionais pegaram carona nesta febre, mas ainda são poucos. O maior problema está na base, ou seja, nas escolas. Muitas insistem em iniciar as crianças na literatura brasileira usando livros de autores do século passado. A linguagem não é mais a mesma, a realidade e a forma de encarar as situações muito menos. As crianças não se identificam e acabam achando que ler é “chato”. Algumas são resgatadas quando se deparam com um Best Seller americano, mas outras se perdem para sempre e jamais voltam a pegar um livro.

Precisamos mudar esta realidade. Algumas escolas começam a dar mais atenção aos autores contemporâneos e a entender que Machado de Assis deve ser estudado mais adiante e não adotado logo nas primeiras aulas de literatura. Temos excelentes autores brasileiros, com obras que despertam o imaginário das crianças e as levam a gostar de ler. E nem preciso “puxar a sardinha para o meu lado”. Luis Eduardo Matta, Ana Cristina Mello, André Vianco, Eduardo Sphor e Raphael Draccon são apenas alguns destes autores que contam histórias incríveis e cativam seus leitores.

De forma alguma devemos banir a literatura clássica das nossas vidas, mas sim dar a ela seu lugar na escala de amadurecimento dos leitores. Da mesma forma que vamos ao cinema para nos divertir, precisamos de livros que façam o mesmo. É o que chamo de “Literatura Pipoca”. Como escrever para entreter é o que vamos ver nos artigos deste mês.

Enviar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pin It on Pinterest

Share This